Até o momento, temos 8.729 vias cadastradas em 1614 locais de 401 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Pernambuco > Buíque > Pico Médio do Catimbau

Ampliar imagem Pico Médio do Catimbau
Três Picos do Catimbau (ou Morro do Pico).
Foto:. André Ilha.
Pico Médio do Catimbau
Cadastrada por: André Ilha, em 24-03-2024 às 14:03
Descrição: Linda formação rochosa em arenito, com três pontas bem distintas, situada no interior do Parque Nacional do Catimbau. Ela é conhecida como Morro do Pico, Pico da Santíssima Trindade ou, ainda, Três Picos do Catimbau.
A rocha nessa formação é excepcionalmente frágil (podre), e a escalada nela, embora não inviável, deve ser praticada com cuidados redobrados. Por essa razão, apenas o Pontão Médio foi conquistado até agora.
Os Três Picos ficam em meio a uma grande extensão de caatinga, e para escalar neles é necessário se solicitar autorização prévia à chefia do Parna Catimbau.
Como chegar à base: A partir do Bairro do Barro Preto, pegue uma estrada de terra e siga até o posto do Icmbio, na localidade de Alcobaça. Deixe o carro aí ou, se estiver de carro 4x4, continue até o estacionamento do sítio arqueológico Alcobaça, onde se encontra um dos maiores painéis de pinturas rupestres do Brasil.
Neste ponto começa uma trilha que segue em frente, acompanhando por baixo as paredes onde se encontram as pinturas, que está à esquerda. Siga nela por algum tempo e então a abandone para subir a encosta à esquerda, sem caminho definido, até chegar ao topo do degrau rochoso. Dependendo do caminho seguido, talvez seja necessário fazer um ou outro lance fácil de escalada, Uma vez em cima do degrau, os Três Picos estarão bem à frente. Siga até eles pela caatinga, que não é especialmente fechada e até tem uns caminhos poucos definidos, contornando a formação pela direita até chegar à base da via n Pontão Médio. Nesse trecho final curtos lances de escalada isolados serão inevitáveis.
Coordenadas: -8.539143660365475,-37.192127220419025

Vias cadastradas neste local (1)